1ª
Avaliação Escrita de Português – Valor: 7,0 – Nota:__________
QUESTÃO 1 –
LEIA o texto que trata abaixo e RESPONDA as questões que se referem:
Perdi o que não queria ter perdido...
Perder
algo, é simplesmente perder alguma parte de você, pode ser da coisa mais
valiosa até a coisa mais simples. Beto estava pronto para ir a escola, seu
relógio foi regulado para a volta as aulas. Relógio era algo diário de Beto,
pois as horas eram valiosas para o garoto que iria começar o ano. Perdeu. Sua
mãe o estava questionando pelo atraso:
-
Beto? Você esqueceu-se de sua aula? Cadê, você não tomou seu banho ainda?
Menino irresponsável! – a mãe de Beto estava enfurecida.
-
Mãe, chega! Estou procurando meu relógio que marca as horas, sem ele não
saberei as horas exatas de fazer o que tenho de fazer – disse Beto, enfurecido,
mas de maneira diferente de sua mãe.
A mãe de Beto e o Beto estavam revirando o
quarto de ‘‘cabeça para baixo’’ para achar o Santo Relógio, que sumira numa
hora desnecessária, irregular. O pai de Beto já tinha saído, pois trabalhava
cedo na indústria de biscoitos:
-
Beto, o seu relógio deve ter ficado na casa de algum amigo seu. Vá para o banho
diretamente, sem chiliques – depois do sentimento enfurecido, a mãe de Beto
passara para um estado de nervos.
-
Tudo bem mãe – Beto não tinha escolha.
...Depois de um banho rápido, Beto arrumava
sua mochila. Sua mãe o apressava apesar da escola estar a três quarteirões de
sua casa. Lisos e estreitos, mansos e desmansos, irritações e paciências, tudo
e mais um pouco. Cadê o relógio? Arriscas? Não? Por quê? Tem de arriscar, na
vida sempre desafiamos os relógios.
Depois dessa lição de moral, Beto ira para a
escola com sua mãe, sem o relógio, seu companheiro diário. A escola estava
varrida de alunos e professores. Beto reencontrara os amigos e acabara
esquecendo-se de seu relógio. A distração é algo que nos dá prazer, pois nos
faz esquecer daquilo que está alimentando os nervos.
Acabou a aula, Beto chegou em casa, correu
para o quarto, e lá estava seu relógio, na escrivaninha. Ele se perguntara:
‘‘Como?’’ e eu mesmo o diria: ‘‘Chega de Sofrimento’’. Mas isso continuou... No
dia seguinte, o caderno de Ciências era o problema.
QUESTÃO 2 –
O título já adianta idéias do que o desenvolvimento do texto trará ao leitor. MARQUE o que o título expressa a mais
no contexto textual acima:
a)Força
b)Situação
c)Referência
d)Problema
QUESTÃO 3 –
Em sentido contextual, QUEM era o
protagonizante figurativista?
a)Beto
b)Mãe
de Beto
c)Pai
de Beto
d)Relógio
QUESTÃO 4 –
O texto SUGERE recurso de:
a)Diálogo
formal
b)Diálogo
informal
c)Discurso
direto
d)Discurso
indireto
QUESTÃO 5 –
No texto, sugere-se aspas ( ‘‘ ) em diversas situações. QUAL o motivo das aspas em certas situações no contexto?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
a)CITE e EXPLIQUE o motivo das aspas nas frases: Cabeça para baixo e Como.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)A
ideia das aspas no texto, pode sugerir ideia de discurso direto? EXPLIQUE.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 6 –
Em relação ao texto, QUAL o sentido
de ‘‘diretamente’’?
a)Rapidamente
b)Imediatamente
c)Lamentavelmente
d)Inesperadamente
QUESTÃO 7 –
QUEM diz ao protagonista a seguinte
frase: ‘‘Cadê o relógio? Arriscas? Não? Por quê?
a)A
mãe de Beto
b)O
pai de Beto
c)Os
amigos de Beto
d)O
narrador do texto
-
Referente a sua escolha acima, EXPLIQUE sua
escolha e palavras que levem ao motivo.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 8 –
Partindo dos assuntos discutidos em sala sobre gramática MARQUE do que trata na frase:
‘‘Uma bela moça, não dispõe de
arrogância e nem a dispõe dos problemas de vida’’
a)A
frase trata de dois adjetivos e um substantivo
b)As
palavras arrogância e problemas são adjetivos substantivados
c)A
frase discorre de adjetivos que submetem a verbos
d)Há
palavras que podem ser artigos caracterizados por substantivos
QUESTÃO 9 –
LEIA as frases a seguir e MARQUE a resposta correta das frases
certas:
I
– ‘‘A moça está num lugar’’, essa frase trata da representação de substantivos
através de moça
II
– ‘‘A moça é bonita’’, essa frase trata da posição de um adjetivo referente a
um substantivo e um artigo
III
– ‘‘Tão bonita aquela moça loira’’, essa frase dispõe de adjetivos disponíveis
aos substantivos
IV
– ‘‘Verde, ela não está’’, essa frase dispõe de um substantivo adjetivado
a)I,
II e IV
b)II,
III e IV
c)I,
III e IV
d)II
e IV
Nenhum comentário:
Postar um comentário