quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

1ª Avaliação Escrita de Português – Valor: 7,0 – Nota:__________ 
QUESTÃO 1 LEIA o texto que trata abaixo e RESPONDA as questões que se referem:
                                                      Perdi o que não queria ter perdido...
   Perder algo, é simplesmente perder alguma parte de você, pode ser da coisa mais valiosa até a coisa mais simples. Beto estava pronto para ir a escola, seu relógio foi regulado para a volta as aulas. Relógio era algo diário de Beto, pois as horas eram valiosas para o garoto que iria começar o ano. Perdeu. Sua mãe o estava questionando pelo atraso:
- Beto? Você esqueceu-se de sua aula? Cadê, você não tomou seu banho ainda? Menino irresponsável! – a mãe de Beto estava enfurecida.
- Mãe, chega! Estou procurando meu relógio que marca as horas, sem ele não saberei as horas exatas de fazer o que tenho de fazer – disse Beto, enfurecido, mas de maneira diferente de sua mãe.
   A mãe de Beto e o Beto estavam revirando o quarto de ‘‘cabeça para baixo’’ para achar o Santo Relógio, que sumira numa hora desnecessária, irregular. O pai de Beto já tinha saído, pois trabalhava cedo na indústria de biscoitos:
- Beto, o seu relógio deve ter ficado na casa de algum amigo seu. Vá para o banho diretamente, sem chiliques – depois do sentimento enfurecido, a mãe de Beto passara para um estado de nervos.
- Tudo bem mãe – Beto não tinha escolha.
   ...Depois de um banho rápido, Beto arrumava sua mochila. Sua mãe o apressava apesar da escola estar a três quarteirões de sua casa. Lisos e estreitos, mansos e desmansos, irritações e paciências, tudo e mais um pouco. Cadê o relógio? Arriscas? Não? Por quê? Tem de arriscar, na vida sempre desafiamos os relógios.
   Depois dessa lição de moral, Beto ira para a escola com sua mãe, sem o relógio, seu companheiro diário. A escola estava varrida de alunos e professores. Beto reencontrara os amigos e acabara esquecendo-se de seu relógio. A distração é algo que nos dá prazer, pois nos faz esquecer daquilo que está alimentando os nervos.
   Acabou a aula, Beto chegou em casa, correu para o quarto, e lá estava seu relógio, na escrivaninha. Ele se perguntara: ‘‘Como?’’ e eu mesmo o diria: ‘‘Chega de Sofrimento’’. Mas isso continuou... No dia seguinte, o caderno de Ciências era o problema.

QUESTÃO 2 – O título já adianta idéias do que o desenvolvimento do texto trará ao leitor. MARQUE o que o título expressa a mais no contexto textual acima:
a)Força
b)Situação
c)Referência
d)Problema
QUESTÃO 3 – Em sentido contextual, QUEM era o protagonizante figurativista?
a)Beto
b)Mãe de Beto
c)Pai de Beto
d)Relógio
QUESTÃO 4 – O texto SUGERE recurso de:
a)Diálogo formal
b)Diálogo informal
c)Discurso direto
d)Discurso indireto
QUESTÃO 5 – No texto, sugere-se aspas ( ‘‘ ) em diversas situações. QUAL o motivo das aspas em certas situações no contexto?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
a)CITE e EXPLIQUE o motivo das aspas nas frases: Cabeça para baixo e Como.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)A ideia das aspas no texto, pode sugerir ideia de discurso direto? EXPLIQUE.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 6 – Em relação ao texto, QUAL o sentido de ‘‘diretamente’’?
a)Rapidamente
b)Imediatamente
c)Lamentavelmente
d)Inesperadamente
QUESTÃO 7 QUEM diz ao protagonista a seguinte frase: ‘‘Cadê o relógio? Arriscas? Não? Por quê?
a)A mãe de Beto
b)O pai de Beto
c)Os amigos de Beto
d)O narrador do texto
- Referente a sua escolha acima, EXPLIQUE sua escolha e palavras que levem ao motivo.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 8 – Partindo dos assuntos discutidos em sala sobre gramática MARQUE do que trata na frase:
         ‘‘Uma bela moça, não dispõe de arrogância e nem a dispõe dos problemas de vida’’
a)A frase trata de dois adjetivos e um substantivo
b)As palavras arrogância e problemas são adjetivos substantivados
c)A frase discorre de adjetivos que submetem a verbos
d)Há palavras que podem ser artigos caracterizados por substantivos
QUESTÃO 9 LEIA as frases a seguir e MARQUE a resposta correta das frases certas:
I – ‘‘A moça está num lugar’’, essa frase trata da representação de substantivos através de moça
II – ‘‘A moça é bonita’’, essa frase trata da posição de um adjetivo referente a um substantivo e um artigo
III – ‘‘Tão bonita aquela moça loira’’, essa frase dispõe de adjetivos disponíveis aos substantivos
IV – ‘‘Verde, ela não está’’, essa frase dispõe de um substantivo adjetivado
a)I, II e IV
b)II, III e IV
c)I, III e IV
d)II e IV


Nenhum comentário:

Postar um comentário